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Mensagem por Flash Kazama Qui Set 15, 2011 4:30 pm



Para um maior entendimento dessas páginas, é preciso saber sobre:

- Algumas alterações de status: Burn, Freeze, Paralysis, Poison, Sleep, Attract, Confusion e Flinch.



- Queimadura (Burn): tira um oitavo do total de HP do Pokémon a cada turno e reduz o Ataque.
- Congelamento (Freeze): o Pokémon congelado não poderá atacar. Terá em torno de 10% de chances de ser curado em cada round e será descongelado se for atacado com ataques do tipo Fogo.
- Paralisia (Paralysis): o Pokémon tem chance de não atacar quando estiver paralisado e terá sua Velocidade diminuída em 25%.
- Envenenamento (Poison): o Pokémon levará um oitavo do total de seu HP de dano.
- Dormindo (Sleep): o Pokémon não poderá atacar e ficará entre um à sete turnos dormindo.
- Atração (Attract): um Pokémon atraído tem 50% de chances de não atacar e só pode ser atraído pelo gênero oposto.
- Confusão (Confusion): um Pokémon confuso tem 50% de chance de acertar a si mesmo.
- Recuo (Flinch): o impacto do golpe fará o pokémon recuar e o impossibilitará de atacar.

- Alterações no clima: Sunlight, Rain, Sandstorm e Hail.



- Raios de Sol (Sunlight): o sol começará a brilhar forte, no meio da batalha. Aumenta o poder de ataques do tipo Fogo em 50%; reduz o poder dos ataques do tipo Água em 50%; diminui a Precisão do movimento Thunder em 50%. Solarbeam poderá ser usado no mesmo turno, sem a necessidade de carregar; movimentos de recuperação como Synthesis, Morning Sun e Moonlight recuperam 100% do HP; Castform se transforma no tipo Fogo.
- Chuva (Rain): uma intensa chuva começará a cair, na batalha. Aumenta o poder dos ataques do tipo Água em 50%; reduz o poder dos ataques do tipo Fogo em 50%; aumenta a Precisão do golpe Thunder em 100% e tem 25% de chances de quebrar Protect / Detect; movimentos de recuperação como Synthesis, Morning Sun e Moonlight recuperam apenas 25% de HP; Castform se transforma no tipo Água.
- Tempestade de Areia (Sandstorm): fortes correntes de ventania carregam a areia, castigando todos os presentes na arena. Diminui a Precisão do golpe Thunder em 50%; aumenta 1.5 vezes a Defesa Especial dos Pokémon do tipo Rocha; faz dano a cada turno se o Pokémon não for do tipo Rocha, Terrestre ou Metálico; o poder de Solarbeam é reduzido; a Precisão de Thunder cai pra 50%; movimentos de recuperação como Synthesis, Morning Sun e Moonlight recuperam 25% do HP.
- Chuva de Granizo (Hail): uma forte tempestade de granizo cai sobre a arena. Provoca dano a cada turno aos pokés que não são do tipo Gelo; aumenta a Precisão do golpe Blizzard em 100% e tem 25% de chances de quebrar Protect / Detect.

- Danos: super efetivo, não tão efetivo, dano crítico, STAB, OHKO e PP.



- Super Efetivo (Super Effective): Faz o dobro de um dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Fogo for acertado por um ataque do tipo Água, o dano será super efetivo, por causa da fraqueza.
- Não tão Efetivo (Not Very Effective): Faz metade do dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Água é atingido por um ataque de Fogo, o dano será "não tão efetivo", pois Pokémons aquáticos têm resistência contra o tipo Fogo.
- Dano Crítico (Critical Hit): Ela multiplica o dano (total) por dois. Ela ignora as mudanças de Ataque do usuário e as mudanças de Defesa do alvo. Geralmente, todos os golpes tem um valor baixo pra ocorrer Critical Hit. Ela pode ser elevada combinando itens, golpes que tenham altas chances de CH e algumas abilities especiais.
- STAB (Same-Type Attack Bonus): Bônus por Ataque do Mesmo Tipo. Por exemplo, quando um Pokémon do tipo Fogo usar um ataque do tipo Fogo, o dano terá 150% mais força que o normal.
- OHKO (One-Hit KO): Nocaute com um golpe. São quatro ataques com 5 PPs e 30% de precisão. Os ataques OHKO são: Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.
- PP (Power Points): Determina quantas vezes o Pokémon poderá utilizar um dado movimento.

- Estatísticas: Hit Points, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense, Speed, Evasiveness, Accuracy e Nature.





- Hit Points (HP): Determina o quanto o Pokémon pode tomar de dano até desmaiar.
- Ataque (Attack): Determina o quão poderoso será o dano de golpes de categoria "Físico".
- Defesa (Defense): Diminue o dano por golpes de categoria "Físico".
- Ataque Especial (Special Attack): Determina o quão poderoso será o dano de golpes de categoria "Especial".
- Defense Especial (Special Defense): Diminue o dano por golpes de categoria "Especial".
- Velocidade (Speed): Determina que Pokémon atacará primeiro, num turno. Quando os dois Pokés tem valores iguais de Velocidade, um dos combatentes lutará primeiro durante dois turnos e o oponente irá se movimentar primeiro, nos outros dois turnos seguintes.
- Evasão (Evasiveness): Determina a chance que o Pokémon esquive de um golpe. Quando em +6, as chances de ser atingido por um golpe (Pound: 100 Acc) vai pra 33%;
- Precisão (Accuracy): Determina a chance que o Pokémon acerte um golpe.
- Natureza (Nature): Um dos traços de personalidade que aquele Pokémon apresenta. Elas irão indicar a diminuição de 10% de um stat (Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade) e o aumento de um outro stat em 10%. Existem 25 Naturezas, sendo 5 para cada um dos stats.

- Tipos de ataques: Físico, Especial e Outros.



- Físico (Physical): aqueles que precisam de contato físico (como investidas ou golpes corporais). Antigamente, dentro dos games da geração I, II e III, eram considerados golpes de categoria Físico: Normal, Lutador, Inseto, Rocha, Terrestre, Voador, Metálico, Venenoso e Fantasma. Na geração IV adiante, todos os ataques sofreram mudanças mecânicas. Agora, golpes como Thunderpuch é considerado: golpe Físico, causando dano do tipo Elétrico.
- Especial (Special): aqueles que são usados à distância (como raios ou projéteis). Antigamente, dentro dos games da geração I, II e III, eram considerados golpes de categoria Especial: Psíquico, Fogo, Elétrico, Água, Gelo, Noturno, Dragão e Grama. Na geração IV adiante, todos os ataques sofreram mudanças mecânicas. Agora, golpes como Aura Sphere é considerado: golpe Especial, causando dano do tipo Lutador.
- Outros (Other): aqueles que não são ofensivos, a maioria ligada à mudança de status, proteção, benefício próprio etc.
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